A dança como atividade lúdica

A dança como atividade lúdica

Muito mais do que um simples passatempo ou divertimento, a dança possui um grande valor voltado para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Se uma criança na pré-escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada.

Ela consiste em uma expressão representativa da linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções, afetividade vivida e dimensões da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde e etc.

Devemos encará-la como uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola, fazendo parte dos programas da educação.

Pode interagir com diversos campos de conhecimento, e sendo uma atividade de integração se adapta bem a qualquer disciplina.

Nesse processo lúdico de aprendizagem, a dança deve proporcionar oportunidades para que a criança possa desenvolver os domínios do comportamento pela diversificação e complexidade do movimento como expressão histórico-social.

A atividade de trabalho proposta deve ter como fundamento o movimento e sua contextualização, evoluindo no domínio do seu corpo, desenvolvendo e melhorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios em relação aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.