Jogos e brincadeiras educativas

Jogos e brincadeiras educativas

Uma vez compreendido que as brincadeiras são parte importante do desenvolvimento da criança, pois as ajudam a entenderem o mundo em que vivem com bom humor, a interagirem com as outras crianças da mesma e de diferentes idades, é possível elencar uma série de jogos e brincadeiras que podem auxiliar o seu filho de modo pedagógico, no processo de alfabetização e na etapa de aprender a falar e como lidar com os desafios da linguagem.

Atualmente, existe uma grande variedade de jogos para computador, jogos de videogame, jogos de tabuleiro, cartas e cards que envolvem objetos de todas as formas, além de filmes e desenhos que auxiliam na educação da criança.

É preciso se manter atento quanto as brincadeiras que envolvem o dia a dia das crianças, dando todo o suporte e deixando à disposição tudo o que precisa para aprender coisas novas, como frases e números. Nesta unidade, elencaremos algumas brincadeiras que são educativas e ajudarão o seu pequeno no seu desenvolvimento pedagógico.

Alfabeto de Frutas

Uma atividade excelente em aulas de português introdutório. Tudo que o responsável precisa fazer é falar, uma por uma, as letras que compõem o alfabeto e pedir que as crianças associem a uma fruta.

Teatro de Fantoches

Crianças de diferentes idades adoram teatro de fantoches, seja participando ou assistindo. Vale ainda cada um fazer o seu próprio fantoche. Esta brincadeira ajuda muito na imaginação, gesticulação e fala.

Fantoches (Menino)

Jogo da Memória

Esse é um dos jogos mais clássicos e um dos que a criançada mais gosta ainda hoje. O jogo da memória pode ser jogado em formato de tabuleiros e com cartas, auxiliando funções relacionadas à memória e ao aprendizado.

TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO com mais de 700 ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.