Jogos lúdicos e faixas etárias

Embora qualquer atividade possa ser adaptada a todas as faixas etárias, é preciso sempre respeitar as características de cada idade.

Características de 0 a 2 anos: Egocentrismo. Descoberta (tato, movimento, texturas, reproduzir sons, engatinhar, andar). Coordenação motora (abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicar).

Exemplos de atividades: Brincadeiras referentes à educação sensório motora (sentir/executar). Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

Jogos lúdicos e faixas etárias

Características de 2 a 4 anos: Continuam com as características anteriores. Fantasia e invenção. Criatividade.

Exemplos de atividades: Brincadeiras sem regras. Brincadeiras com regras simples. Utilização das formas básicas de movimento (andar, correr, saltar, rolar). Estimulação. Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha, cantor, médico, motorista).

Criança andando de triciclo

Características de 4 a 6 anos: Muita movimentação. Começa a aceitar regras e a compreendê-las. Maior atenção e concentração. Interesse por números, letras, palavras e seus significados. O grupo começa a ter importância.

Exemplos de atividades: Brincadeiras com ou sem regras. Atividades de muita movimentação. Representação.

Jogos lúdicos e faixas etárias

Características de 6 a 8 anos: Muita movimentação. Boa discriminação visual e auditiva. Atenção e memória. Aceita regras. Convive bem em grupo. Começa a definir seus próprios interesses. Despertar natural da competitividade.

Exemplos de atividades: Brincadeiras. Alguns pequenos jogos. Atividades em equipes. Desafios (com os outros e consigo mesmo). Atividades de muita movimentação.

Crianças com Bambolê

Características de 8 a 10 anos: O grupo é cada vez mais importante. Memória plenamente desenvolvida. Raciocínio concreto e aquisição do raciocínio abstrato. Capacidade de reflexão (medir consequências).

Exemplos de atividades: Brincadeiras. Pequenos jogos. Atividades em equipes. Atividades que envolvam estratégias. Atividades de raciocínio. Atividades de desafio.

Jogos lúdicos e faixas etárias

TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO com mais de 700 ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

2 comentários em “Jogos lúdicos e faixas etárias”