Atividades lúdicas que auxiliam na psicomotricidade

Atividades lúdicas que auxiliam na psicomotricidade

A Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar.

Ela pode ser analisada segundo três pontos de vista: Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares. Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular. E pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.

Atividades Lúdicas que Auxiliam na Psicomotricidade

Podemos sugerir como atividades essenciais:

Atividades Cobrinha

Cobrinha

O responsável deverá fazer uma espécie de “cobrinha” com a corda, e a criança deverá saltar sem tocar nela. É possível variar com duas pessoas segurando a corda fazendo um leve balanceio de um lado para o outro.

Atividades Lúdicas que Auxiliam na Psicomotricidade

Minhocão

As crianças deverão formar um túnel, o organizador distribuirá uma bexiga para cada fila. Depois do sinal, elas deverão passá-la de mão em mão. Vence a equipe que conseguir transportar a bexiga primeiro.

Criança jogando Quebra-Cabeça

Quebra-Cabeça

No processo de formação cognitiva de uma criança, os quebra-cabeças são importantes no desenvolvimento neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial e percepção visual. Abuse e use deles.

TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO com mais de 700 ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.