A Prática do Professor na Educação Infantil

A Prática do Professor na Educação Infantil

O contexto pedagógico infantil, é um tanto quanto desafiador aos profissionais que se dedicam a exercer a profissão de professor.

A construção não acontece da noite para o dia. É importante ressaltar o fato de que a criança aprende aos poucos, cada uma no seu próprio ritmo. Então, o professor de educação infantil precisa estar adaptado com a realidade dos seus alunos.

Trabalhar em sala de aula, o lado humano e educativo de cada criança, requer um olhar amplo sobre o aprendizado que a criança traz de casa para a escola.

O planejamento pedagógico que o professor realiza em sua turma, deve ser feito de forma individual, para ressaltar as características de cada aluno, pois cada um é diferente do outro, e também, de forma coletiva.

“A aprendizagem é recíproca, ou seja, nada melhor perceber do que a aprendizagem evolui perante a interação entre professor e aluno!”

O desafio de trabalhar com seres humanos, de trabalhar na educação infantil, exerce uma qualificação por parte dos docentes.

Um olhar atento e curioso sobre o avanço da aprendizagem da criança fazem parte da rotina desses professores.

“Esse olhar, deve valorizar a cultura que a criança adquire fora da escola e traz para a sala de aula. Os caminhos da aprendizagem são amplos, basta o professor ter consciência disso!”

A formação do universo infantil, constitui-se pela inteligência da criança perante as suas interações com o contexto que a envolve. Desde os primeiros dias de vida, a criança constrói um universo próprio de sentimentos e atitudes relacionadas ao conhecimento por elas adquirido.

Na medida em que a criança cresce, ela descobre a sua existência no mundo, bem como, a existência das outras pessoas, e isto reflete no ambiente escolar, pois ela precisa conviver com seu professor e seus colegas.

O seu desenvolvimento psicológico e mental está diretamente relacionado a este ambiente em que ela faz parte e está descobrindo aos poucos.

“É por esse motivo que a prática do professor na Educação Infantil precisa estar voltada para a realidade da criança, bem como, suas vivências e experiências de mundo!”

O professor é o exemplo para a criança em sala de aula. E é por este fato, que ele precisa ficar muito atento às suas atitudes em sala de aula, pois elas refletem significativamente na vida das crianças.

Conhecendo bem as crianças, o professor saberá como aplicar sua prática docente da melhor maneira possível.

Artigos Recomendados: