Xadrez: jogo de aprendizado lúdico

  • por
Xadrez: jogo de aprendizado lúdico

A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

A prática do xadrez desenvolve habilidades como: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. O jogo possui um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como matemática, artes, história, geografia e etc.

Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.

Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis.

Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.

E, finalizando, quando se faz referência à ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.

É de fundamental importância que os responsáveis transmitam às crianças os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez desde a infância.

KIT SÓ ESCOLA

TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO com mais de 700 ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.

  • O kit é para crianças entre 1 a 10 anos de idade, mas também pode ser usado por crianças de outra faixa etária como um reforço do aprendizado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *