Como podemos promover o aprendizado de leitura e escrita?

  • por

desenvolvimento da alfabetização é um dos processos que, do ponto de vista da aprendizagem e da psicologia, são mais importantes. 

Graças à leitura e escrita, podemos confiar em símbolos para expandir nossas fontes de informação e armazenar entre páginas todos os tipos de memórias e dados de interesse. 

A alfabetização envolve uma série de processos: processamento perceptivo, lexical, sintático, semântico e de texto.

Promovendo o aprendizado nos primeiros três anos

Em casa, podemos começar escrevendo seu nome e pôsteres dos diferentes objetos e produtos que estão no seu ambiente mais próximo…. Também podemos convidá-lo a recortar (rasgar) as palavras que encontrar nas folhas de revistas, jornais, etiquetas na embalagem … Esses recortes serão colados em uma folha em branco (“sua primeira caixa de palavras”).

Dê algumas orientações: procure palavras curtas e longas que contenham uma determinada letra (começaremos pelas vogais).

Outra sugestão muito didática é criar pequenos letreiros para identificar os brinquedos que são coletados em contêineres e prateleiras do seu quarto, sempre acompanhados por uma representação icônica.

Os poemas e canções que as crianças aprendem serão representados com pictogramas , uma vez que se trata de fazer a criança entender que a linguagem escrita é um código com o qual a realidade pode ser representada e que eles estão interessados ​​em conhecê-la.

E a partir dos quatro e cinco anos?

Podemos retirar gradualmente as imagens dos diferentes pôsteres, mantendo apenas as palavras e tentando fazer com que as crianças comecem a escrever seus nomes … Elas começarão a identificar as letras do alfabeto.

Também nesta fase já podemos começar com desenhos animados motivadores que funcionam em um determinado fonema. Indicaremos e ajudaremos as crianças a encontrar palavras que contenham o fonema que está sendo trabalhado. Eles podem ser instruídos a procurar palavras que se refiram a objetos, partes de seu corpo, alimentos, nomes, etc., onde o fonema aparece. 

Exemplo: “vamos dizer objetos onde o som N aparece”.

Outra sugestão é realizar exercícios de análise auditiva

Por exemplo:

  • Exercícios de quebrar as palavras em sílabas batendo palmas
  • Divida as palavras ouvidas em fonemas (ortografia). 

RECOMENDAMOS!

TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO!

Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas

KIT DE ALFABETIZAÇÃO SÓ ESCOLA

  • Mais de 3505 crianças já alavancaram o processo de alfabetização com nosso kit.
  • Mais de 10 escolas aprovam e utilizam nosso kit.
  • + de 700 atividades para alfabetização exclusivas e atualizadas pensadas e elaboradas por profissionais renomados.

POR QUE O KIT SÓ ESCOLA FUNCIONA?

KIT SÓ ESCOLA foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

PARA QUEM É O KIT SÓ ESCOLA?

Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.

COMPRE COM DESCONTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *